sábado, 9 de abril de 2011

Fenômenos sociais e suas mudanças? Qual é a razão que faz com que os homens considerem justo e aceitável o que em outras épocas foi tomado como inadmissível.

O comportamento humano se caracteriza pelas mudanças, inclusive mudança de valores, apesar de sua grande resistência ao “novo”, porem uma vez deparando-se com a necessidade de adaptar-se, adéqua-se e aceita o novo contexto, diferentemente fazem os animais irracionais. Fenômenos sociais são o que podemos chamar de mudança de mentalidade. Ora é bom, ora é ruim, ora é permitido, ora proibido, esse ser humano mutável tem por conseqüência, comportamentos diversos.
Para o senso comum há uma aproximação quase que dessociável entre a moral e a religião. O termo moral às vezes se confundem com a religiosidade, pois ambas caracterizam o de bem e mal.
Em relação a nossa formação ocidental, cristianizados, temos a crença de um ser espiritual superior- Deus, que deve ser obedecido suas vontades suprema, as nossas devem estar sujeitas a Dele. A história dá exemplo de um período que houve esse equivoco e suas conseqüências. Na Idade Média as concepções e orientações ética e moralista estavam fortemente ligada a opinião da Igreja que detinha poder; econômico, político e moral. A religiosidade está presente em nossos ambientes públicos como cartórios civis, parlamento, a presença de símbolos religiosos como a cruz e cristo. Quando a religião substitui a moral na sociedade, há um grande equivoco, pois a moral é laica. A nossa ética e moral é regida até hoje por concepções religiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário